Seguidores

5

Sexta-feira treze e as suas superstições...


A Sexta-feira no dia 13 de qualquer mês é considerada popularmente, por alguns supersticiosos, como um dia de azar.
O número 13 é considerado de má sorte. Na numerologia o número 12 é considerado de algo completo, como por exemplo: 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus ou 12 signos do Zodíaco.
Já o 13 é considerado um número irregular, sinal de infortúnio. A sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado.
Esta superstição pode ter tido origem no dia 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França e os seus membros foram presos simultâneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados.
Outra possibilidade para esta crença está no facto de que na Santa Ceia sentaram-se à mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, por mortes trágicas, Jesus por crucificação e Judas provavelmente por suicídio.
Além da justificação cristã, antes disso existem duas outras versões que provêm da mitologia nórdica que explicam a superstição.
Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a ideia de que convidar 13 pessoas para um jantar dá desgraça.
Há também quem acredite que convidar 13 pessoas para um jantar é uma desgraça, simplesmente porque os conjuntos de mesa são constituídos, regra geral, por 12 copos, 12 talheres e 12 pratos.
Outra versão é que a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem a frigadag, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demónio, os 13 ficavam rogando pragas aos humanos.



Quando as coisas não correm como queremos, é o azar!, quando tudo corre bem,
somos uns sortudos! Daí nascem as superstições! É uma forma de encontrarmos
culpados para os nossos insucessos ou fracassos, para os nossos erros e desconhecimentos,
mas que muitas vezes resultam apenas da nossa própria falta de cuidado e esforço.

Vamos agora recordar algumas superstições:
 
Pé direito: Devemos entrar em qualquer lugar, sempre com o pé direito, para não ter azar.
Carteira no chão – Não devemos colocar a carteira no chão se não quisermos perder
dinheiro.

Arrepio – Se sentir um arrepio repentino isso significa que alguém acabou de passar
por cima da sua futura sepultura.

Escada – Passar por baixo de uma escada trás azar.
Orelha Quente – Se a sua orelha aquecer de repente, é porque alguém está a falar
mal de si. Nesse caso, vá dizendo o nome dos suspeitos até a orelha parar de arder.
Para aumentar a eficiência do contra-ataque, morda o dedo mínimo da mão esquerda:
quem está a dizer mal morderá a própria língua.
Espelho partido – sete anos de azar!!

Guarda-chuva: Nunca abra um guarda-chuva dentro de casa, pois trás infortúnio e
problemas aos familiares.
Madeira: bater na madeira 3 vezes, afasta os maus espíritos;
Gato Preto: Cruzar com gato preto é azar na certa! Esta ideia nasce na idade média, na qual se acreditava que os gatos eram bruxas transformadas em animais;

Você acreditam nestas crenças??

Tenham uma óptima sexta feira 13...

5 Bruxinhas:

Raios de Alegria Artesanatos

Oi Aninha,eu acho que sou supersticiosa hein,rsrsrr, ja tive alguns inconvenientes com o 13,rsrsr fui assaltada na sexta feira-feira 13. Haa meu numero na troquinha de pascoa das BU era 13 e minha amiga nem deu um sinal.rsrsrr Sei lá, as vezes é bom ficar atenta, srsrsr Beijos e Bom Dia

O meu pensamento viaja

Ana, achei muito interessante que explicasses a carga negativa que acompanha a 6ª feira e o dia 13.
Isso é que foi pesquisar!
Beijo, bruxinha!

Balloon Festa Infantil e Artesanato

Oi Flor! eu não acredito nisso não, pra falar a verdade eu até simpatizo com o 13 sou como meu conterâne Zagalo, pra mim o 13 não tem nada de azar ele dá é sorte! rsrsrsrs
Eu sou mesmo do contra também adoro gato preto tive um o Duque que vivel incriveis 18 anos, nunca vi um gato viver tanto quando ele morreu já tinha um montão de cabelos brancos. Mais vais dizer que ele não tinha sorte a media de vida de um gato é de 6 a 8 anos ele viveu 18. Pois é pra mim o asar só vem quando agente passa muita energia negativa ai só podemos atrair a mesma coisa né.
Bom Feliz Sxta Feira 13! Muita sorte pra você!
Beijokas!

Cici Senhoretti

Não me considero supersticiosa, mas não curto passar embxo de escada, não! rs
Uma linda sexta pra vc!!
Sorte e paz...
Bjns

Unknown

Se depender de mim a sexta feira 13 nunca trará azar a minha pessoa. E hj foi um dia como os outros na minha vida, rsss... E coitado dos gatinhos pretos, galinhas pretas e etc. tudo coisa da mente insana de muitos desocupados. Bom tbem so sou amiga de bruxinha boa como vc...pra me garantir é claro... Bjss de montão no dia do bjs...

 


Criando e Evoluindo